casamento-planajarJá falamos sobre tudo o que envolve na preparação de uma celebração de casamento e todo trabalho em torno dele. Para ajudar nessa tarefa, elaboramos um guia do que fazer para ter um casamento perfeito e bem organizado, inclusive com prazos e dicas preciosas.

Com pelo menos, um ano de antecedência – especialmente se for reservar uma igreja que é muito concorrida, ou até mesmo um salão – é importante também, definir onde será comemorada a festa. Para isso, faça uma lista para saber qual o número aproximado de convidados do casal e escolher um espaço que atenda as necessidades e sempre pensando na comodidade e conforto dos convidados. Definido isso, já é possível pensar em outros tópicos.

Entre os principais, são o buffet e a decoração. Para o primeiro, recomenda-se ao menos reservar com oito meses de antecedência na contratação dos serviços, afinal, ele irá comprometer boa parte do seu orçamento, o que requer escolhas dos pratos doces e salgados, degustações, escolha e definição do cardápio e o custo total. Há de se pensar também em oferecer algumas mesas de apoio com finger food ou mesa de frios uma boa opção para garantir que todos sejam bem servidos e deixar os convidados à vontade.

Já a decoração, reserve com cerca de seis meses de antecedência. Descreva o que pensou para decoração, mostre referências para o profissional contratado, assim ele poderá transcrever a sua ideia no papel e lhe auxiliar no que pode ou não. Flores são sempre bem vindas, afinal, para compor o cenário romântico da celebração, elas não podem faltar. Uma boa sugestão é fazer uma pesquisa na internet e escolher entre as flores e arranjos que mais agradam o casal. O que nada impede também de vocês colocarem um toque bem pessoal de cada um e fugir do tradicional e daqueles clichês. A escolha tem que agradar ao casal, o fato de colocar um toque especial, faz com que tudo se torne personalizado e bem pessoal.

O próximo passo daremos na segunda parte, enriquecendo ainda mais este momento tão especial para os noivos.